a compass on a table
16 de julho de 2025

Turbulência e Oportunidade: Nossa Estratégia para a Reta Final de 2025

Olá! Neste relatório de meio de ano, vamos começar com os ajustes sugeridos pelo Comitê de Investimentos na alocação das carteiras a partir de julho. Entender a lógica dessas mudanças é fundamental.

Resumo dos Ajustes na alocação a partir de Julho.

  • Perfil Conservador: Foco na Segurança. Nenhuma alteração foi feita. Sua estratégia se mantém: a maior parte (75%) segue em títulos Pós-fixados, rendendo com a Selic em 15%, e os outros 25% continuam protegendo seu poder de compra em títulos atrelados à Inflação.
  • Perfil Moderado: O Ajuste Tático. Aqui fizemos nosso principal ajuste. Aumentamos a alocação em títulos Pré-fixados para 7,5% para aproveitar as taxas de juros atuais, que estão altas, já nos posicionando para o ciclo de queda de juros previsto para 2026. Para fazer isso, reduzimos a posição em Pós-fixado para 50%. O restante da carteira segue com a mesma diversificação, incluindo 30% em títulos de Inflação e exposições em ações no Brasil e no exterior.
  • Perfil Agressivo: Aumentando a Posição Estratégica. Para esse perfil, também fizemos o ajuste tático em Renda Fixa, com um aumento ainda mais relevante em Pré-fixados, que agora representam 8,5% da carteira. Com isso, a alocação em Pós-fixado foi ajustada para 21,5%. Mantemos as posições estratégicas em Renda Variável no Brasil (10%) e no exterior (20%), além da proteção em ouro (2,5%), buscando maior potencial de retorno.

A seguir, apresento a análise completa do cenário.

Entendendo a Turbulência

A palavra para descrever o mundo atual é turbulência. Esta não é uma impressão apenas nossa, mas a visão de Kamer Daron Acemoglu, economista turco-americano, professor no MIT e vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2024, conhecido por seu influente trabalho sobre como as instituições políticas e econômicas determinam o sucesso ou o fracasso das nações. Vivemos um período de incerteza profunda, com desequilíbrios que vão da demografia e geopolítica à reorganização da globalização. Em momentos assim, entendemos que sua principal pergunta não é apenas “onde investir?”, mas sim “estou seguro?” e “meu plano de vida ainda está no caminho certo?”.

O objetivo deste relatório é ir além dos números e conversar sobre o valor da tranquilidade, da disciplina e de ter um Consultor de Investimentos focado em seus objetivos.

O cenário global no primeiro semestre nos trouxe desafios importantes. Além das tensões no Oriente Médio, uma nova camada de complexidade surgiu com o anúncio dos EUA de uma possível tarifa de 50% sobre produtos do Brasil. Essa medida, se implementada, pode impactar negativamente nossas exportações e aumentar a pressão inflacionária por aqui.

No Brasil, o Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano e sinalizou que os juros devem permanecer neste patamar elevado por um período prolongado. Enquanto isso, o governo anunciou um novo pacote fiscal que propõe tributar investimentos hoje isentos, como LCI, LCA e FIIs, a partir de 2026. Esse “ruído” do mercado é exatamente o tipo de cenário onde o maior valor da nossa Consultoria aparece: ajudá-lo a manter o foco e a disciplina.

A perspectiva para o dólar no segundo semestre de 2025 é de que ele continue fraco, dando sequência ao mau desempenho da primeira metade do ano. Essa fraqueza é resultado da perda de confiança dos investidores na política econômica americana, considerada errática e incerta, principalmente em relação a novas tarifas e ao grande aumento da dívida pública. Embora a tendência de fraqueza deva continuar, não se espera uma queda tão acelerada quanto a do primeiro semestre. Além disso, a inflação gerada pelas tarifas deve limitar a capacidade do banco central americano (Fed) de cortar os juros, frustrando as expectativas mais otimistas do mercado e mantendo a pressão sobre a moeda. Embora o dólar possa permanecer fraco no segundo semestre de 2025, é improvável que a velocidade da depreciação seja tão acelerada quanto no primeiro semestre (e.g., outros 10%), pois isso implicaria uma “quebra” em algo no cenário global. Por isso, para o perfil moderado sugerimos alocação direta de 7,5% em dólar e para o perfil agressivo essa concentração pode chegar a 20%.

Onde o Valor da Consultoria Acontece

Nosso trabalho não é prever o futuro, mas construir um plano robusto o suficiente para vivê-lo com segurança e conforto, nessa ordem. Para a reta final de 2025, nosso foco está nos pilares que realmente fazem a diferença:

  • Comportamental: Em um cenário de incerteza, a tentação de abandonar a estratégia por medo ou euforia é enorme. Nosso papel mais importante é ajudá-lo a evitar decisões impulsivas e manter o plano de longo prazo.
  • Foco no que Controlamos: A “virada de chave” para os títulos Pré-fixados foi um ajuste disciplinado, não uma reação emocional, baseado na análise de que as taxas atuais são uma oportunidade para nos posicionarmos para o futuro ciclo de queda de juros.
  • Visão de Longo Prazo: No cenário internacional, reconhecemos o paradoxo da Inteligência Artificial: embora o mercado americano pareça caro, ninguém tem coragem de vender posições em empresas de tecnologia como a NVIDIA. Nossa estratégia é manter uma exposição equilibrada a esses temas de crescimento, aproveitando a janela do câmbio favorável. As carteiras internacionais que os clientes XP e BTG já possuem estão posicionadas em ETFs de títulos públicos americanos e de renda variável. Se desejar saber mais, basta me acionar!
  • Otimização de Custos e Impostos: O que importa é o retorno que fica no seu bolso. A seleção de investimentos de baixo custo e a alocação correta dos ativos são partes silenciosas, mas fundamentais, do nosso trabalho.

Nossa parceria é construída sobre a confiança de que estamos cuidando não apenas de um portfólio, mas de um projeto de vida. Em um mundo turbulento, ter um plano e a disciplina para segui-lo é o que transforma incerteza em oportunidade. E para tornar nosso planejamento ainda mais preciso e visual, as plataformas XP e BTG agora nos oferecem novas e avançadas ferramentas de planejamento de longo prazo. Vamos marcar nossa próxima reunião? Será uma ótima oportunidade para aplicarmos essas novidades diretamente no seu projeto de vida e traçarmos os próximos passos com ainda mais clareza.

Como sempre, estou à sua inteira disposição para conversarmos. Clicando aqui você consegue agendar uma videochamada comigo.

plugins premium WordPress

Menu